Diastase dos Retos Abdominais

Por Drª Cristiane Todeschini

26.02.2015

Diastase corresponde ao afastamento dos músculos Retos Abdominais, que compõem a parede anterior do abdômen. Muitas vezes após a gestação mulheres queixam-se do quanto é difícil voltar a ter a barriga retinha, como antes de engravidar.


Poucas sabem que este afastamento pode ser um problema fisiológico adquirido após a gestação e que o único tratamento é a plicatura (junção) das bandas musculares. Às vezes, mesmo mulheres magras, que não ganharam muito peso durante a gravidez podem ficar com esta sequela.


É muito comum também a associação de diastase dos Retos com hérnia umbilical. O enfraquecimento generalizado da linha média do abdômen pode levar a uma aparência inestética do mesmo, e a cirurgia, neste caso faz-se mandatória. Por se tratar de uma sequela da gestação muitas operadoras de planos de saúde cobrem tanto a correção cirúrgica da diastase quanto a hérnia umbilical.


Esta correção pode ser associada a duas cirurgias plásticas: a abdominoplastia, indicada para pacientes que possuem grande excesso de pele na região abdominal, e a miniabdominoplastia que é indicada para pacientes com mínimo ou nenhum excedente cutâneo. Ambas corrigem a Diastase e a Hérnia Umbilical.

Para saber qual a cirurgia para seu caso agende uma consulta.





Voltar para o blog